O Descodifica-te termina a sua 3º edição com casa cheia

A Fundação Ageas e a Fundação MEO juntaram-se na mais recente edição do Descodifica-te. 23.06.2025

O Descodifica-te termina a sua 3º edição

A Fundação Ageas e a Fundação MEO juntaram-se na mais recente edição do Descodifica-te, programa de capacitação para mulheres em fase de transição de carreira cujo evento de encerramento desta 3º edição decorreu no edifício Ageas Tejo com casa cheia.

150 mulheres ergueram orgulhosamente os seus diplomas na passada sexta-feira, 23 de maio, no evento de encerramento da 3º edição do Descodifica-te.

A ONU estima que, até 2050, três em cada quatro empregos estarão ligados à tecnologia. No entanto, em Portugal, apenas 19,4% dos especialistas em TIC são mulheres. É esta a realidade que o Descodifica-te, programa da Escola de Impacto da Fundação Ageas, está a mudar e nesta 3.ª edição contou com o apoio da Fundação MEO para criar um novo futuro para centena e meia de mulheres.

Ajudar mulheres a reescrever o seu papel no mercado de trabalho, através da capacitação digital, é o objetivo expresso do programa, e os números revelam o seu sucesso: 56% das alunas da mais recente edição reportaram uma "melhoria exponencial" nas competências no-code e 36% uma melhoria "significativa", demonstrando o valor e a eficácia do programa.

A tecnologia tem sido historicamente um espaço masculino. E se essa realidade pudesse mudar? Foi desta pergunta que nasceu o Descodifica-te, focado em mães, cuidadoras, mulheres em requalificação, emigrantes a regressar ao país ou simplesmente profissionais que decidiram reinventar-se aos 40 ou 50 anos. O caminho? Desmistificar o digital, torná-lo acessível, palpável e possível. E ao apostar numa abordagem no-code, eliminar a barreira da linguagem técnica, abrindo caminho à criatividade, ao empreendedorismo e à autonomia.

O Descodifica-te é uma formação intensiva, de seis meses, dividida em três fases estratégicas: Programação Visual e Competências Pessoais; Projeto Digital Real; e Plano de Relançamento de Carreira. É um processo que começa na capacitação técnica — com ferramentas no-code para criação de websites, apps e soluções digitais —, mas que a transcende.

No evento de encerramento, que contou com sessões de speed mentoring, apresentação de projetos desenvolvidos pelas alunas, painéis de discussão sobre a requalificação feminina no mercado de trabalho e testemunhos inspiradores, o poder do programa ficou bem visível, até pelo histórico já gerado - mais de 60% das participantes de edições anteriores conseguiram novas oportunidades profissionais graças às competências adquiridas com o Descodifica-te.

O painel "A Missão da requalificação no feminino" juntou Cláudia Mendes Silva (Women in Tech Portugal), Luís Manuel Ribeiro (IEFP) numa conversa com moderação de Karen Ferrez Frisch (Universidade Católica Portuguesa). Já o painel "Testemunhos de Impacto" contou com Sandra Matos (Netmentora), Susana Ramos (imatch) e Leonor Pedro (Pedalar Sem Idade Portugal), com moderação de Miguel Muñoz Duarte (NoCode Institute). O encerramento da sessão contou com Pedro António, membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal.

O Descodifica-te em números:

Edição 2024-2025:

275 candidaturas

150 selecionadas

  • Fase 1 - Aceleração: 84
  • Fase 2 - Projeto pessoal: 80
  • Fase 3 - Projeto "Cliente": 70

Total das três edições do programa:

+ 500 candidaturas 

+ 300 alunas 

+ 150 graduadas

Partilhamos contigo alguns momentos do evento!

Partilhe esta notícia

;